Festival de Dança de Londrina 2023

Bailarinos suspensos em coreografia aérea encerram Festival de Dança 2023

Após nove dias de apresentações, evento finaliza mostra oficial com o célebre grupo argentino Brenda Angiel Cia. de Danza Aérea, que estreia no Brasil o espetáculo “T para T”

O Festival de Dança de Londrina 2023 encerra sua programação neste domingo (15) com uma atração internacional, o espetáculo “T para T”, apresentado por Brenda Angiel  Cia. de Danza Aérea, da Argentina. A montagem chama a atenção pela linguagem coreográfica, que mistura dança contemporânea com movimentos dos bailarinos suspensos em rapel, e será exibida no palco do Teatro Ouro Verde às 20 horas. Ingressos podem ser adquiridos pela plataforma Sympla, com acesso pelo site www.festivaldedancadelondrina.art.br.

“T para T” é um dos espetáculos do Festival que nasceram das reflexões geradas durante o isolamento compulsório na pandemia da Covid-19. As profundas transformações do mundo e das relações humanas estão refletidas de modo sutil na obra. Seus intérpretes foram afetados de diferentes maneiras em relação a questões como gênero, luto e identidade, inspirando a montagem que será exibida ao público londrinense.

O resultado em cena expõe as dinâmicas de dois indivíduos que habitam espaços inimagináveis e irreais, levando também o público a um ponto de vista não-convencional. A música os conduz a um ideal de outra época, um amor idílico entre um homem e uma mulher, hoje questionado e transformado pela diversidade de vínculos e corpos. Assim como os bailarinos descolam-se do chão pela força de cabos e cordas, o cenário também busca refletir um mundo que “virou no avesso”.

Pioneirismo – O trabalho coreográfico do espetáculo foi desenvolvido pela argentina Brenda Angiel, uma das pioneiras da dança aérea na América Latina, em fusão com a dança contemporânea. A companhia, fundada por Angiel em 1994, já se apresentou nos principais festivais de dança do mundo.

“T para T” será apresentado pela primeira vez no Brasil dentro da programação do Festival de Dança de Londrina. Na sequência, no fim de outubro, o grupo segue para Goiânia, para exibição na Mostra Girodança. A Brenda Angiel Cia. de Danza Aérea participa ainda, em novembro, das rodadas de negócios do MICBR – Mercado das Indústrias Criativas do Brasil. A montagem trazida a Londrina conta com o apoio do Instituto Prodanza e Ministério da Cultura da Cidade de Buenos Aires, além de apoio para produção de obras do Instituto Nacional de Teatro, Ministério da Cultura da Nação Argentina.

“T para T” conclui uma programação de primeira grandeza do Festival de Dança 2023, que, desde o dia 7, oferece ao público londrinense espetáculos de diferentes linguagens da arte do movimento que fizeram o público refletir sobre as relações entre arte e educação, bem como sobre as transformações sociais, para o bem e para o mal, da pós-pandemia.

Foto: Máximo Parpagnol

O Festival de Dança de Londrina 2023 é uma realização da APD (Associação dos Profissionais de Dança de Londrina e Região Norte do Paraná) e tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina / Secretaria Municipal de Cultura, por meio do PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura), com apoio institucional da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Conta ainda com o apoio cultural da Rádio UEL FM.

Ficha técnica

Coreografia e direção artística / geral: Brenda Angiel
Bailarinos: Lynx Tironi, Mauro Dann e Brenda Angiel
Músicas: “Te para dos” de Vincent Youmans com letra de Irving Caesar em versões de Teddy Wilson, Bebo e Chucho Valdés; Doris Day com Axel Stordhal e sua orquestra; The Fantasy Strings; Anita O´Day; Aoi Teshima; Stephane Wrembel; Art Tatum; Gregory Silver e Soda Stereo (Gustavo Cerati)
Texto: Brenda Angiel, Lynx Tironi e Mauro Dann
Desenho de luzes: Mauro Dann
Videocenário / efeitos visuais: Tamara Moura Costa e Camilo Ortiz
Desenho de efeitos visuais interativos: Ignacio Dimattia
Desenho de figurino: Andrea Saltzman
Confecção de figurino: Luciana Cavaletti e Verónica Moraca
Coordenador técnico: Rodolfo Aguirre
Técnicos em aéreo: Rodolfo Aguirre e Lucas Podestá
Assistente de direção: Micaela Ortiz
Agenciamento internacional: Marcelo Damian Zamora

Serviço:
“T para T” – Brenda Angiel Cia. de Danza Aérea (Argentina)

Dia: 15 de outubro (domingo)
Horário: 20 horas
Local: Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85)
Classificação indicativa: Livre

Ingressos para os espetáculos: R$20 e R$10 (meia-entrada)
Vendas Online:  sympla.com.br/festivaldedancadelondrina
Vendas presenciais: Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85)
Horário de funcionamento: das 16 horas até o início do espetáculo