Ballet de Londrina
(Londrina-PR)

Foto – Fábio Alcover

Dia: 8 de outubro (domingo)
Horário: 20h30
Local: Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85)
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 16 anos

Um palco vazio, repentinamente habitado por treze bailarinos humanos, demasiado humanos, é a metáfora para o caos do mundo. E seu fim não é propriamente uma catástrofe universal, mas uma via-crúcis individual em que somos, ao mesmo tempo, vítimas e carrascos. Com esta “Oração…”, Leonardo Ramos e seu elenco entoam um grito de descrença pelo que resultou da humanidade. Com cenas contundentes, o espetáculo toca em temas urgentes na atualidade – mas, segundo o próprio diretor, também atemporais – como o preconceito, a intolerância, o ataque às minorias, a violência, o bullying, as guerras, o ódio e o genocídio. Referências às religiões figuram na coreografia para lembrar que, a despeito de suas tentativas de iluminação, o homem persiste indisposto ao convívio pacífico com os semelhantes. Em meio à devastação, surgem laivos para pensar nossa delicadeza perdida. Com 24 anos de trajetória e lugar cativo na dança brasileira, a companhia avança na pesquisa de linguagem, buscando movimentos mais verticais e investindo em construções teatrais, sem perder a bússola do real.

Ficha Técnica:
Direção e criação: Leonardo Ramos
Ensaiador: Marciano Boletti
Produção: Danieli Pereira
Texto do programa: Luiz Carlos Bruschi
Sonoplastia: The Silent Ballet/ Lost Children Project
Elenco: Alessandra Menegazzo, Ariela Pauli, Marciano Boletti, Nayara Stanganelli, Viviane Terrenta, Matheus Nemoto, Lucas Manfré, Thaisa Morais, Higor Vargas, Hugo Zati, Robson Bento, Ione Queiroz e Talita Terra Criação de luz: Ricardo Grings
Técnicos de palco: Romildo Ramalho e Victor Hugo de Oliveira
Realização: FUNCART – Fundação Cultura Artística de Londrina
A FUNCART é uma instituição privada sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública municipal pela lei 6592/24/05/06, que atua nos setores da cultura e assistência social e é parceira da prefeitura de Londrina desde 1993.

Categories: Espetáculo